Orador

Barry Eichengreen

Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA

The Dollar and its Discontents: Shocks to the International Monetary System, Past, Present and Future

Barry_Eichengreen

Um dos historiadores económicos mais influentes, um autor de largos horizontes e um mestre da narrativa histórica, Barry Eichengreen é o titular da cátedra George C. Pardee and Helen N. Pardee e Distinguished Professor de Economia e de Ciência Política na Universidade da Califórnia, em Berkeley. É investigador Associado do National Bureau of Economic Research e bolseiro de investigação do Centre for Economic Policy Research. Em 1997-98 foi consultor sénior de Política Económica no Fundo Monetário Internacional.

Entre outras, o Professor Eichengreen é membro da Academia Americana de Artes e Ciências, membro distinto da American Economic Association, membro correspondente da Academia Britânica e membro vitalício da Cliometric Society. Foi titular de bolsas Guggenheim e Fulbright e fellow do Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences (Palo Alto) e do Instituto de Estudos Avançados (Berlim).

Entre outras distinções, o Professor Eichengreen foi galardoado com o Prémio Jonathan R.T. Hughes de Excelência no Ensino da Economic History Association e com o Prémio de Distinção no Ensino da Divisão de Ciências Sociais da Universidade da Califórnia em Berkeley. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade American de Paris, foi galardoado em 2010 com o Prémio Schumpeter da International Schumpeter Society e em 2022 com o Prémio Nessim Habif por Contribuições para a Ciência e a Indústria. Foi incluído entre os 100 principais pensadores globais da revista Foreign Policy em 2011. Foi presidente da Economic History Association (2010-11).

O seu livro mais recente é In Defense of Public Debt, com Asmaa El-Ganainy, Rui Esteves e Kris Mitchener (Oxford University Press 2021)